Apresentação

SILLiC


É com muita satisfação que anunciamos o I Simpósio Internacional de Lexicografia e Linguística Contrastiva – SILLiC. Este evento foi pensado para alunos de graduação e de pós-graduação e pesquisadores envolvidos com estudos de Lexicografia e Linguística Contrastiva.
O Encontro será realizado em Florianópolis/SC, nos dias 3 e 4 de dezembro de 2012, na Universidade Federal de Santa Catarina, onde está localizado o CALEPINO – Núcleo de Lexicografia Multilíngue.



O CALEPINO – Núcleo de Lexicografia Multilíngue foi criado pelo Prof. Dr. Philippe Humblé, com o propósito de abrir um espaço para iniciativas que visassem a relacionar dicionário e aprendizagem de idiomas, independentemente das línguas que fossem envolvidas nessa relação.

O nome do núcleo é uma homenagem a um monge italiano chamado Ambrogio Calepino, um dos primeiros lexicógrafos que, no final do século XV, elaborou um dicionário bilíngue (latim-italiano), que acabou se transformando em uma obra de referência, vindo a ser compilado por vários lexicógrafos para outras línguas, e, consequentemente, é considerado como dicionário multilíngue.

Desde 2010, a coordenação do CALEPINO está sob a responsabilidade da Profa. Dra. Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão, docente do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário